INPC cai em dezembro e termina 2010 com taxa acumulada de 6,47%

Fonte: InfoMoney

SÃO PAULO - Registrando queda do ritmo da inflação, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) apontou inflação de 0,60% em dezembro, taxa 0,43 ponto percentual menor do que a apurada no mês anterior. No ano, o índice acumulou taxa de 6,47%.

Em 2009, o índice havia registrado inflação de 4,11%, ao passo que em dezembro do ano passado, a inflação registrada pelo índice foi de 0,24%.

Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), junto do IPCA, que por sua vez mostrou inflação de 0,63% no mês anterior.

Curitiba tem maior alta em 2010

De acordo com o relatório do IBGE, o maior avanço nos índices regionais em 2010 foi registrado em Curitiba, com alta de 8,11%. Já o menor resultado, assim como no IPCA, ocorreu em Recife, onde foi apurada inflação anual de 4,71%.

Entenda o Índice Nacional de Preços ao Consumidor

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor é calculado desde 1979 pelo IBGE em nove regiões metropolitanas do Brasil, além dos municípios de Goiânia e Brasília.

Sua diferença em relação ao IPCA, também medido pelo IBGE, é que o INPC leva em conta apenas às famílias com rendimento entre 1 e 8 salários mínimos, enquanto o IPCA considera um intervalo entre 1 e 40 salários mínimos.